Diário nos Bairros: Eleições 2016

Asfaltamento das vias é o que pedem os moradores do Itararé

Lizie Antonello

"

Se estivéssemos falando de futebol, poderíamos dizer que, no bairro Itararé, as prioridades dos moradores ficaram tecnicamente empatadas entre o calçamento e a segurança. As opiniões variaram conforme a localização da residência do morador. Por exemplo: quem vive na Rua Marechal Deodoro e entorno, quer a presença de rondas da Guarda Municipal. Quando nos afastamos das principais vias do bairro, a reclamação é envolve o calçamento das ruas, a maioria de pedras irregulares. Os pedidos de melhorias das vias tiveram uma pequena vantagem relação aos por mais segurança.

Moradores querem ruas asfaltadas no Menino Jesus
Asfalto para quem mora no Dores poder trafegar pelas ruas
Moradores do João Goulart pedem investimento em saúde

O índice de assaltos a estabelecimentos comerciais na Marechal Deodoro, e a frequência, foram tema de reportagem especial no Diário nos dias 4 e 5 de junho. Ao percorrer a rua, no final de abril, o Diário nos Bairros Eleições 2016 ouviu relatos de funcionários de estabelecimentos que descreviam os momentos de pânico que viveram durante ações de ladrões armados. Histórias como a de uma atendente de 57 anos que já teve um revólver apontado para a cabeça cinco vezes. O último roubo havia ocorrido dias antes:

Foto: Arte DSM / Arte DSM

– Eles vêm armados de revólver. Usam capuz ou boné, mas não cobrem o rosto. É recorrente aqui na rua – disse a mulher que preferiu não ter a identidade revelada.

Melhorias nas ruas é o pedido dos moradores do Km3 para o próximo prefeito
Qualquer melhoria nas ruas é bem-vinda no bairro Cerrito

Um dono de mercado contou que chegou a ter um terminal para pagamento de contas bancárias no local, mas  desistiu por causa dos assaltos. Com isso, que necessidade do serviço  tem de ir ao Centro.

Investimento em saúde para atender aos moradores do Diácono João Luiz Pozzobon
O maior bairro de Santa Maria quer conclusão da rede de esgoto

No final de junho, o Diário voltou ao bairro, e percorreu  30 estabelecimentos comerciais na Rua Marechal, como mercados, bares, madeira, salão de beleza e posto de combustíveis, entre outros. Destes, 11 já haviam sido assaltados, sete deles neste ano.